Sindicato das Industrias de Instalações Elétricas, Gás, Hidráulicas e Sanitárias no Estado de Minas Gerais

Preço aumenta a disposição do consumidor em migrar ao mercado livre

Pesquisa do Ibope encomendada pela Abraceel aponta aumento de interesse dos consumidores em aderir ao mercado livre.

A edição 2018 da pesquisa Ibope Inteligência feita para a Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia aponta um aumento no volume de consumidores que consideram trocar a sua fornecedora de energia ante o reportado no ano passado. Agora o indicador é de 69% ante 66%. O preço é apontado como o principal motivo que baliza esse desejo.
Os resultados foram apresentados pela entidade durante evento que é realizado nesta terça-feira, 21 de agosto, em São Paulo, com presidenciáveis sobre o tema abertura do mercado de energia. O valor elevado da conta é apontado por 67% das menções. Em segundo lugar está a questão da qualidade do serviço com apenas 17% das respostas. Em terceiro lugar, com 12%, vem o desejo de utilizar as fontes limpas de geração como a eólica e a solar.
A pesquisa apontou que 83% das pessoas ouvidas no país consideram a tarifa de energia caras ou muito cara no país. Segundo dados do Ibope, 16% a mais quando comparado ao reportado cinco anos atrás. E ainda, que 61% dos consumidores migrariam imediatamente as suas contas para outra fornecedora de energia.
Outro destaque dado pela pesquisa foi a do desejo de produção de energia em sua própria residência. Segundo levantamento do instituto, 89% das opiniões apontam a disposição de investir em sistemas de geração própria. O indicador do ano passado era de 77%.

Mais notícias

Text_2^

Energia limpa: Brasil registra 88% de fontes renováveis na produção de energia em junho

As fontes renováveis seguem com ampla…

Leia mais +
Text_2^

Preço aumenta a disposição do consumidor em migrar ao mercado livre

Pesquisa do Ibope encomendada pela Abraceel…

Leia mais +
Text_2^

Orçamento do Luz para Todos de 2019 entra em consulta pública

Programa de universalização na área rural…

Leia mais +
Text_2^

CNI lança aplicativo para iOS e Android para explicar a nova legislação trabalhista.

Ferramenta interativa e gratuita apresenta, de…

Leia mais +