Comitiva da FIRJAN visita a FIEMG

Grupo veio em busca da troca de experiência e de boas práticas em relação aos sindicatos empresariais

“É interessante ver como os sindicatos veem a FIEMG: uma liderança forte, que dá suporte às suas atividades auxiliando no aumento da produtividade e competitividade das empresas”, afirma Ângela Cunha, assessora da diretoria da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (FIRJAN), durante uma reunião com gestores da Federação mineira. A comitiva carioca, composta por cinco pessoas, esteve em Belo Horizonte, nos dias 4 e 5/06, em busca da troca de experiências e de boas praticas em relação aos sindicatos empresariais. “Os sindicatos mineiros têm uma visão do todo e isso faz com que as decisões relacionadas aos segmentos sejam mais acertadas”, ressalta Cunha.

O grupo foi recebido por Teodomiro Diniz, vice-presidente da FIEMG, que ressaltou o trabalho que está sendo realizado pela instituição com o intuito de fortalecer o associativismo dos sindicatos. “Estamos fazendo uma gestão mais participativa, em que os sindicatos têm voz ativa”. Diniz deu como exemplo a campanha “Em Frente Minas”, que mobilizou os sindicatos, de todos os setores, em prol da continuidade, consciente, da mineração no estado.

Além da reunião com representantes da FIEMG, a delegação da FIRJAN visitou as seguintes instituições: Sindicato da Indústria de Fabricação do Álcool e Açúcar no Estado de Minas Gerais ( SIAMIG), Sindicato das Indústrias de Instalações Elétricas, Gás, Hidráulicas e Sanitárias no Estado de Minas Gerais (SINDIMIG), Sindicato das Empresas de Coleta, Limpeza e Industrialização do Lixo de Minas Gerais (SINDILURB), Sindicato das Indústrias de Produtos de Cimento do Estado de Minas Gerais (SIPROCIMG), Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos do Estado de Minas Gerais (SINDIREPA) e Sindicato das Indústrias de Produtos Farmacêuticos e Químicos para fins Industriais no Estado de Minas Gerais (SINDUSFARQ).

A comitiva carioca, que foi composta por Antônio Cesar Berenguer, diretor da CIRJ, Celso Dantas Aguiar, presidente do Sindicato de Cosmético e vice-presidente da FIRJAN, Sergei da Cunha Lima, presidente do Sindicato Gráfico Sul Fluminense e vice-presidente da FIRJAN/CIRJ, Cesar Bedran, gerente geral de Suporte Sindical e Empresarial e Ângela Cunha, assessora da diretoria da FIRJAN. A visita ao estado mineiro foi organizada pela Assessoria de Relações Sindicais da FIEMG, que é gerenciada por Laila Katina. “Iniciativas como essa possibilitam o compartilhamento de boas ideias, além de estreitar o relacionamento entre federações e presidentes de sindicatos”, afirma Katina.